Sobre

Página

Olá! Eu me chamo Antonio Vilar, sou graduado em Administração de Empresas e há 10 anos moro na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. As cidades fronteiriças são: Ponta Porã no MS e Pedro Juan Caballero no Paraguai.

O motivo que me trouxe aqui foi para apoiar o plano de minha esposa em fazer medicina, aqui mesmo em Pedro Juan Caballero, Paraguai. Hoje posso compartilhar um pouco sobre essa mudança que mudou nossas vidas e também poderá mudar a sua.

Hoje, minha esposa é Médica graduada aqui no Paraguai e Revalidada no Brasil. Já atua há dois anos no Sistema Único de Saúde.

Também tenho uma filha que está finalizando seu primeiro ao de medicina e está encantada com o ensino!

Agora fique com um pouco de informações gerais sobre as cidades. Em outros posts trarei informações mais específicas.

As duas cidades passariam despercebidas como apenas uma, caso não fosse a consciência existente de seus limites. Pois na prática diária funciona como se fossem dois bairros de uma cidade populosa, em que você vai de um bairro ao outro apenas atravessando uma rua. Veja esse vídeo

Vamos às apresentações. Começaremos pela cidade brasileira:

Entrada da Ponta Porã

Entrada da Ponta Porã

Ponta Porã localizada na mesoregião do sudoeste de Mato Grosso do Sul (veja localização: https://maps.app.goo.gl/9R6DVnfq3um8aSYZA)

É uma formosa cidade com cerca de 90 mil habitantes. Podemos dizer que é uma cidade pequena com ar de cidade grande. Tem de tudo um pouco. Cinema, boliche, por exemplo. Só não tem Shopping Center. rsrsrs!

Hoje é uma cidade Universitária. Quase todos os negócios se organizaram para atender este novo público que se mudam para cá todos os anos.

Como é morar em Ponta Porã? Se você convive com engarrafamento, poluição e uma vida agitada, esqueça! A Princesinha dos Ervais é calma até no trânsito. Pouquíssimos acidentes e pouco trânsito lento devido a obras no centro da cidade.. Possui uma rede de farmácias bem diversificada e que várias funcionam 24h.

Segurança e Saúde: Se você vir de uma cidade grande do Brasil, notará que a cidade é bem calma. Nesses 10 anos que estou aqui, dá pra contar nos dedos os casos marcantes de violência que chamou a atenção. Aqui não há arrombamentos, saidinhas bancárias ou assalto à loterias, por exemplo. A população anda com pulseiras, colares, relógios e celulares a mostra, sem medo. Sério!

Pedro Juan Caballero

Cidade paraguaia possui aproximadamente 120 mil habitantes e com veia comercial muito forte. Seu turismo de compra é marcante. Veja a localização: https://maps.app.goo.gl/LDVNeTgJxvEzGtXg9

A língua oficial é o Castellano e o Guaraní. Mas é muito comum ver paraguiaio fluente em português.

Medicina em Pedro Juan Caballero – A cidade possui 9 faculdades de medicina. Isso mesmo! PJC desponta na América do Latina como um promissor campo de formação médica e as Faculdades estão numa corrida acelerada para liderança do mercado o que leva a cada vez mais investimento em estrutura e formação.

Existem faculdades que são notáveis por sua qualidade. Mas nem tudo é tão bom assim. Existem faculdades que não possuem habilitação para funcionamento e estão abertas. Por isso é importante uma cuidadosa pesquisa sobre qual faculdade escolher.

Uma curiosidade: Nenhuma das duas cidades possuem linhas de transporte público. Em Ponta Porã há apenas uma linha circular. Você pode consultar a empresa de transporte Medianeira aqui

Bom, esse é apenas um começo. Quer saber mais? Leia nossos posts.

Gostou? Tem dúvidas, mantenha contato. Você também pode contar comigo para lhe assessorar com escolha de sua futura faculdade de medicina. Fone/Zap: 067 984720767

96 comentários sobre “Sobre

  1. Jocasta

    Olá eu e meu marido somos médicos veterinários e eu gostaria de fazer medicina será q ele conseguiria emprego ai como veterinário para me ajudar a fazer faculdade? Como é o campo ai para esta área? Obrigado

    Curtir

    • Olá! O curso de medicina é diurno (manhã e tarde). Geralmente os estudantes que buscam trabalhos para complementar renda é no turno da noite (bares, restaurantes). Conseguir plantões de fins de semana seria ideal, o que pode ser tentado em Ponta Porã ou cidades visinhas cerca de 1 a 2 horas. Mas é um grande desafio conseguir conciliar estudos e trabalho.

      Curtir

  2. nattany

    Bom dia, quero ir fazer medicina, tenho uma filha e esposo, mas tenho muito medo, pois tenho que levar minha nenen, arrumar escolinha pra ela que no caso teria q ser integral e um serviço pro meu esposo, ele trabalha com mecânica. vc acha que consigo, qual é o valor de casas, kit net, só pra mim ter uma noção. obg.

    Curtir

  3. Marcia gomes

    Boa noite!

    Antonio gostei de seu blog. Gostaria de maiores informações. Eu e meu marido temos um filho de um ano e estamos querendo ir embora para estudar medicina. Eu sou formada em Direito e não atuo. Qual a faculdade você nos indicaria para estudar? Você sabe o valor da mensalidade? Tem algo além da mensalidade? Qual cidade vc indicaria para morar? É fácil conseguir escolinha para nosso filho? E os aluguéis são caros? São casas/aptos, são mobiliados?
    Sei que são muitas perguntas, mas se poder me dar uma direção ao menos fico muito grata. Moramos em SC em cidade turística de 150 mil habitantes no inverno.
    Como é o clima dai?
    Como medicina é integral precisaremos alguém para cuidar de nosso filho.
    O custo de vida é muito alto?
    Obrigada e desculpa as muitas perguntas.
    Abraços!

    Curtir

  4. Neide lima

    Gostaria de saber onde ficca melhor para morar em ponta poran ou prc ja que estou interessada de fazer medicina n sudamericana e tmb sobre custo de imoveis pois pretendo levar marido e filho queria uma base + ou –

    Curtir

  5. Boa tarde… meu filho gostaria de fazer medicina e meu ganho é pouco para bancar os estudos dele, voce poderia me dizer qual é o custo mensalmente de moradia transporte, alimentação e mensalidade da faculdade? Obrigada pelo seu blog, Parabens!!

    Curtir

  6. angelica

    Boa noite,gostaria de saber se a aproveitamento de disciplinas sou Biomédica formada na Universidade Paulista ano de 2013 e gostaria de saber mais sobre a Faculdade,desde já obrigada

    Curtir

  7. Ana dos santos oliveira

    Me chamo Ana Estou querendo fazer medicina no Paraguai queria informações sobre mensalidade,custo de vida, moradia e se e necessário falar outro idioma. Desde já agradeço se puder me dá essas informações.

    Curtir

  8. Daniella

    Bom dia! gostaria de saber mais sobre o curso, qual a melhor escolha entre as faculdades, o valores do curso? poderia me responder por e mail? obrigada, aguardo respostas.

    Curtir

  9. raquel mello

    óla , meu esposo e eu estamos pensando em irmos morar em pota porã pra mim fazer medicina … gostaria de saber ao seu ponto de vista qual a melhor faculdade e valores ? e se existe uma boa oferta de emprego para motorista de carreta ? agradeço desde já !

    Curtir

  10. Elvira Araújo Gomes Pinho

    Boa tarde, adorei as informações, porém ainda tenho dúvidas se possível gostaria de esclarecimentos em relação a indicação de qual melhor faculdade, valores das faculdades, escola para criança de 3 anos em ponta porã, casa/apt são caros?

    grata

    Curtir

  11. Fábiana

    Olá Vilar!
    Parabéns pelo Blog!
    Me mudo ainda este ano ,com minha família, pois as aulas comecam em fevereiro, escolhi a Sudamericana em Salto.
    Preciso de mais informações sobre casa p alquilar, valores de eletrônicos, voltagem e amperagem, custo de vida, bancos, etc.
    Aguardo seu emaill.
    Desde já te agradeço!

    Curtir

    • Olá Fabi!
      Não atuo em Salto del Guará. A voltagem no paraguai é 220V. A cidade que faz fronteira com Salto é Mundo Novo/MS, fica a 16km de distância entre elas e a fronteira é por ponte. É uma cidade aconchegante. Mas sugiro morar em Salto mesmo para reduzir seu custo. A distância aqui na fronteira de Ponta Porã x Pedro Juan Caballero é 0km. Não há distância. Banco do Brasil, Bradesco e Caixa no lado brasileiro.

      Curtir

  12. Alana

    Bom dia! Parabéns! Obrigada por compartilhar todas essas informações com quem precisa. Se vc souber de algo a respeito de escolas particulares para crianças . se há do lado do Brasil ou se tem , e é melhor do lado do Paraguai. Agradeço se me informar a respeito. E também emprego, no caso para meu marido. Como esta a busca e oferta pela mão de obra ai?

    Curtir

    • Alana, obrigado pelo reconhecimento! É bom recebê-la por aqui.
      Fiz um convênio com uma escola de excelente nível e acessível aqui. Escola Magsul. Basta dizer que você chegou na cidade e procurou a escola Magsul por minha recomendação (Prof. Vilar) ou do Blog Medicina na Fronteira.
      Sobre mão de obra, é capaz conseguir emprego sem muita dificuldade, talvez o salário que não seja o desejado. Se tiver alguma especialidade, melhor!

      Curtir

  13. Edson de Souza Mendes

    Boa noite, nessa missão de matricular, e alojar a minha filha para que pudesse estudar em PJC, sinceramente sem a assessoria do Antônio, não teria sido possivel no prazo que ocorreu. Além de excelente profissional possui um coração sem tamanho.

    Curtir

  14. Aline Bastos

    Olá Vilar, boa noite,
    Sou enfermeira aqui na Bahia, atuo a quase 1ano como plantonista em pronto socorro, gostaria muito de saber informações sobre eu puder ir estudar medicina no Paraguai, morar e trabalhar como Enfa em Ponta Porã, teria essa possibilidade? E se tiver é possível conseguir emprego aí ? Afim de eu puder me manter no curso? Pois só assim conseguiria me manter e mais uma perguntinha Rs, me falaram que eu tendo diploma e experiência de enfermagem faria apenas 3 anos e conseguiria a formação, essa informação procede ?

    Obrigada querido, amei seu blog.. Parabéns pela dedicação e cuidado em nos tirar as dúvidas, se realmente eu for, pois quero muito Rs.. Certamente você será meu consultor facilitador para esse meu sonho ser realizado.. Deus te abençoe !!

    Curtir

    • Olá Aline Bastos! Fico feliz por seu acesso e participação com suas perguntas!
      Olha, lhe falaram errado a respeito de tempo de curso para quem convalida matérias. O curso tem duração de 6 anos. Igual no Brasil. No caso de convalidar matérias, por você ser graduada em Enfermagem, você entrará no 3º semestre. Mas esse é o último ano que isso ocorrerá aqui. Próximo ano não terá mais convalidação em nenhuma faculdade.
      Sobre o trabalho, lhe afirmo que é um grande desafio, pois o curso é diurno e a noite são pouquíssimas vagas. Há apenas um hospital público de emergência e um particular. Ambos não possuem complexidade para atuar com várias áreas, ou seja, poucos plantonistas. Outro fator que dificulta mais é que outras centenas de enfermeiros pretendem fazer a mesma coisa, o que deixa uma vaga muito mais concorrida.
      As demais informações que você desejar, tratamos por whatsapp. Sucesso!

      Curtir

  15. Romulo Moreira

    Ola! Primeiramente parabens pelo blog, muito atencioso e prestativo. Minha duvida e em relaçao a aluguel, qual o valor de barracoes ou casas pequenas (barato), e melhor morar em Ponta Porã ou PJC e o preço de aluguel de cada cidade, outra pergunta e sobre emprego para minha esposa com a atual crise do pais como anda a cidade esta facil de achar emprego de balconista, secretaria, (simples) etc. Eu estudando durante o dia nao seria possivel trabalhar a noite? Sou tecnico em protese dentaria, tem muitos consutorios odontologicos em Ponta Porã?
    Qual melhor faculdade em questao de ensino?
    Quais os valores de mensalidades?
    Desde ja grato!

    Curtir

    • Obrigado Romulo! Bom receber você por aqui.
      Há vários consultórios dentários aqui em ambos os lados.
      Sua esposa pode sim conseguir emprego nas atividades que você mencionou e a noite as possibilidades para você serão menores, mas há vários alunos trabalhando a noite para ajudar nas despesas.
      O resto das resposta vou te passar por e-mail. Abraço!

      Curtir

  16. Alex

    Boa tarde, estou vendo para cursar medicina no Paraguai inicio do ano que vem, mas ali na UPAP ( Perto de foz do Iguaçu) , porém, tenho algumas duvidas sobre custo beneficio já que tem essa possibilidade de outras faculdades pois eu não sabia dessa que você mencionou, da-se a entender que a fronteira a divisa é seca ? Seria isto mesmo ? E os alugueis como funciona ?
    Aqui ate gostaria de morar em Foz do Iguaçu, porém, só de pensar em atravessar todos os dias a ponte da amizade já me da um ruim então provavelmente optarei de morar no lado paraguaio .
    Mas gostaria de mais informações sobre estas outras faculdades e custos das mesmas , moradias, ou seja , tudo o que você poderia me ajudar eu ficaria muito grato . Obrigado.

    Curtir

    • Alex, bom receber suas perguntas aqui.
      Veja só. Tem um vídeo no blog https://medicinanafronteira.wordpress.com/2015/10/20/conheca-a-fronteira-querida-video/ que você pode vê como é 1000 vezes melhor o acesso aqui do que o de Foz.
      Aqui as faculdades são todas reconhecidas pelo MEC paraguaio, CONES e ANEAES. Contudo a faculdade que você pretende cursar possui um problema quanto a entregar certificados. Ela não trata uma questão séria há 3 anos com seus alunos que vieram transferidos da Bolívia e aguardam receber seus diplomas por 3 anos. Isso é imoral e não passa confiança para os demais estudantes.
      Não consigo responder todas suas perguntas por aqui. Vamos por e-mail ou whats. Abraço!

      Curtir

    • Olá Cláudia! Bom receber sua visita por aqui!
      Não. A faculdade não abre turma no meio do ano. Somente para início de 2017. É provável que as matrículas estejam abertas a partir de outubro deste ano.
      Se precisar de outras informações para iniciar agora, há duas faculdades que iniciarão em agosto/2016

      Curtir

      • Eliseu, bom receber seu comentário aqui!
        (faculdade, moradia, alimentação, energia, água, internet, higiene e limpeza) É necessário ter disponível R$ 2.700,00 mensal para se manter com uma pequena folga e morando sozinho. Esse valor vai variar dependendo da faculdade de sua escolha. Para esse valor as Faculdades San Sebastian e Sudamericana são aplicáveis. As demais são um pouco mais caras e a Pacífico é quase o dobro da média das faculdades. Aí o valor varia por sua escolha de onde estudará. Espero ter respondido a contento. Qualquer dúvida, me chama no Whatsapp: 98 87019004

        Curtir

      • Vai depender da faculdade que a pessoa deseja cursar. Tem faculdade boa de R$ 800,00 e tem que chega a R$ 1.800,00
        Considerando uma de valor médio R$ 800,00 o gasto mensal sem festa é de R$ 2.600,00. Dá pra ter uma pequena sobra.
        Se compartilhar imóvel com colegas, fica mais em conta.

        Curtir

  17. Neto Albuquerque

    Oi! Tenho interesse em fazer medicina aí! Sou arquiteto, e dentre perguntas sobre atuação na minha área profissional aí, tenho algumas dúvidas no que diz respeito a faculdade Sudamerica. É reconhecida pelo Mec Paraguaio? Como é feito o internato do sexto ano? Pode ser feito no Brasil? Existem acordos reais entre Brasil e Paraguai para isso? E o revalida, tem aprovação boa? Obrigado

    Curtir

    • italo, tudo bem contigo? Acompanhe essa matéria que fala sobre documento que você precisa: https://medicinanafronteira.wordpress.com/2016/05/17/tudo-sobre-documentos-para-estudar-medicina-no-paraguay/
      Fazemos assessoramento personalizado. Evita dor de cabeça e gastos excessivos para quem não conhece as coisas por aqui.
      Sempre aconselho morar no lado Brasileiro, mais por questões legais. Qualquer desentendimento com o proprietário ou imobiliária, se resolve na justiça brasileira e de forma geral, o cumprimento do contrato é mais garantido. No lado paraguaio, a maioria dos contratos é direto com particular e há muitos casos de não respeitarem o contrato, principalmente no que tange o valor de aumento, o que ocorre em alguns casos, até mesmo antes do fim do contrato. Raramente o contrato é feito em real.

      Curtir

  18. Nayhara

    Boa noite, gostaria de saber mais informações sobre o processo seletivo das faculdades, como faço para ingressar, qual média do custo de vida na cidade, aguardo retorno urgentee

    Curtir

  19. Pedro henrique

    Boa tarde, gostaria de saber o que é necessário para estudar em Pedro Juan Caballero? Como é o vestibular? Quais são as faculdades de medicina? E o valor mensal para uma pessoa morar e estudar? sendo que este não sai muito.

    Curtir

  20. Elisete Moulin Mendes de Sousa

    Bom dia! Pretendo ir para o Paraguai estudar medicina , sou aposentada, 56 anos, você sabe me informar qual universidade tem melhor acesso para vir ao Brasil mensalmente, pois meu marido ficará com nossos três filhos adolescentes, e se é fácil alugar uma kitnet próximo à universidade.
    Obrigada

    Curtir

    • Todas faculdades de Pedro Juan Caballero são próximas de Ponta Porã. Estão entre 200m e 800m da linha internacional. Dá para ir a pé em qualquer uma delas, isto é, dependendo de onde conseguir moradia.
      Nenhuma faculdade disponibiliza moradia estudanti. Você será responsável por manter-se na cidade. Para isso faço assessoria em que busco um imóvel (dentro de suas necessidades) para garantir que você tenha um lugar para morar, pois é sem dúvida a parte mais difícil pelo alto número de alunos que chegam por semestre aqui.

      Curtir

  21. Carol Sanches

    Bom dia ! Uma amiga comentou q está se inscrevendo pra medicina em pontapora ! Me disse q n precisa de vestibular que eh apenas se cadastrar e me passou um valor Mt abaixo da média de mensalidade ! Vc poderia me esclarecer sobre ? Obrigada

    Curtir

    • Carol Sanches, bom receber você por aqui! De fato, não precisa de vestibular.
      O custo da mensalidade chega a ser 10% de uma faculdade brasileira sim. O ensino é muito bom. O problema é que no Brasil isso é um negócio muito lucrativo e sempre tentam selecionar a entrada para somente as classe mais altas. Veja pelo valor que é uma faculdade no Brasil.A média está entre 7 e 9 mil reais. Com R$ 3.000,00 você vive (paga aluguel, mensalidade, alimentação, internet, água, energia, etc) aqui.

      Curtir

  22. Neide Souza Saraiva

    Parabéns o seu blog é de grande valia para aqueles que estão a procura de informações à respeito do curso de medicina na fronteira. Deus o abençoe e multiplique os seus dias. Desde já o meu muito obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário